terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PREPPY - OS NOVOS ‘MAURICINHOS’ E ‘PATRICINHAS’

     Os preppies são os novos mauricinhos e patricinhas. Só que talvez não sejam tão novos assim. Na verdade, o termo é de mais ou menos 1970 e surgiu nos chamados colégios preparatórios e/ou internatos, instituições de respeito, severas, nas quais os bem nascidos eram educados e preparados para grandes universidades. Nesses lugares a roupa precisava acompanhar o status dos estudantes, por isso o modo como se vestiam passou a identificá-los e virou estilo. Acontece que o preppy, depois de ser anunciado como estilo nos meados de 70, nunca mais abandonou a Moda.
     Mas Agora que na trama de Gossip Girl  a moda entre os riquinhos do pedaço está ganhando novas leituras, o estilo preppy veio a tona. O visual é clássico e cheio de elementos, que podem ser esportivos do golfe, do tênis, também náuticos e, principalmente, dos uniformes escolares. Vai desde camisas pólo, listradas ou lisas, algumas bordadas com símbolos clássicos de esportes luxuosos, suéteres coloridos em xadrez, cardigãs, alfaiataria em shorts e vestidos, saias em xadrez - algumas plissadas( com pregas) como as usadas pelas tenistas de antigamente -, além de cintos em couro, acessórios vintage e sapatos oxford.   
  
     Dessa forma é preciso cuidado porque o estilo não fica bem para tudo mundo, o risco de ficar infantil é grande. Costumamos dizer que o preppy combina com mulheres de mais ou menos até 35 anos. É preciso cuidado também com a silhueta. Para a produção não ficar infantilizada, principalmente no trabalho, Meias mais opacas, sapatilhas em tons neutros e materiais de qualidade. Tecidos nobres como seda, algodão e lã são ideais. O ideal é dosar referências desse visual e mesclá-las com o próprio estilo, ou seja, adotar elementos marcantes como saias rodadas, meias e tiaras em produções que tenham cara de atual.
     Ousadia nesse estilo é saber combinar várias estampas em um mesmo look, poás com xadrez, listras com elementos náuticos em azul e vermelho, ou ainda estampas de arabescos com outras". Não basta apenas ter roupas de etiqueta ou seguir tendências, é preciso ter elegância de várias formas. Entre os looks,: saia acinturada + baby look com estampa de desenho com brilho + sapato peep toe. Para a balada dá para abusar das saias minimalistas. "Essas são uma forte tendência das pin ups que prometem vir com tudo.
     Muito esforço? Pouco dinheiro? Um wayfarer com lentes de grau e um lencinho com amarração de nó no pescoço já resolvem bastante.
Vamos lá girls...

Nenhum comentário:

Postar um comentário